Bolha South Sea Company

Denominada como a “Enron da Grã-Bretanha”, esta bolha é considerada como uma das piores da história.

A mania começou em 1711, depois de uma guerra que deixou a Grã-Bretanha com uma dívida de 10 milhões de libras. A Grã-Bretanha propôs um acordo financeiro à South Sea Company, em que a dívida seria financiada com uma taxa de 6%. Foi adicionada uma clausula apetecível, os direitos exclusivos de trocas nos Mares do Sul. A South Sea Company rapidamente aceitou o acordo. A proximidade das ricas colónias Sul Americanas. a Companhia planeava criar um monopólio de escravos. Adicionalmente pensavam que os Sul Americanos iam trocar de bom grado ouro e joias pela lã e roupas bretãs.

A South Sea Company emitiu acções para financiar as operações e ganhar investidores. Rapidamente os investidores viram o que parecia ser valor no monopolio dos Mares do Sul. As accções foram rapidamente vendidas. A companhia, vendo o grande sucesso da primeira emissão de acções, rapidamente emitiu mais. Estas também foram rapidamente compradas pelos investidores. A única coisa que os investidores viam era uma acção que iria rapidamente garantir.lhes grandes ganhos. Os escritórios entretanto criados para convencerem os investidores, criaram uma imagem de sucesso e de prosperidade. Começou a ser moda deter acções da South Sea Company.  A equipa de gestão criou ilusões nos investidores, a especulação era extrema e o preço das acções continuou a subir. A mesma equipa de gestão lançou o rumor que a Espanha garantiu à empresa o uso total dos portos da América Latina. A verdade é que a Espanha apenas permitia 3 navios por ano. À imagem da Enron, a corrupção dos no seio da gestão e em amigos politicos. Ofertas Públicas de Venda começaram em todo lado, com outras empresas a tentarem ganhar com a moda das acções. Estas empresas até prometiam construir mansões flutuantes. Estas acções foram também elas compradas por investidores com igual avidez. Muitos tornaram.se aristocratas do dia para a noite. Sir Isaac Newton, o cienteista, previu a queda e vendeu as suas acções com um lucro de 7000 libras. Porém, após ver que a bolha continuava a crescer, comprou mais acções.

EM 1718, a Grã-Bretanha e a Espanha entraram em guerra, destruindo qualquer hipótese de trocas comerciais. Os investidores continuaram a comprar. Investidores de outros países europeus tentavam também comprar acções da empresa. A equipa de gestão rapidamente chegou à conclusão que a empresa não lucrava com o comércio. Maior enfase foi dado à emissão de acções do que propriamente ao negócio da empresa. Estes venderam as suas acções antes do comum dos investidores conseguir aperceber-se da realidade da empresa.

Após algum tempo o investidor comum passou a saber que a equipa de gestão tinha liquidado as suas posições. Resultado disso, a bolha estoirou. Todas as outras acções entretanto criadas cairam com a mesma velocidade. Isaac Newton perdeu 20000 libras da sua fortuna. O governo ilegalizou a emissão de acções para evitar futuras bolhas. Esta lei manteve-se em vigor até 1825. A economia ressentiu-se durante um século. A equipa de gestão da South Sea Company, fugiu para outros países com a sua fortuna.

Todas as bolhas demonstram os mesmos elementos. A ganância e espectativas irreais vão continuar a enganar o julgamento das pessoas como sempre fizeram.

NB: Este artigo foi escrito com base em leituras efectuadas na internet. Se tem informação adicional para este artigo por favor coloque a mesma no forum.

partilhar

Deixar uma resposta