Como calcular ganhos sobre os depósitos a prazo

Uma das questões que surge muitas vezes quando se está a realizar um depósito a prazo é, quanto vou ganhar no final do prazo. Existe também dificuldade em interpretar os prazos e as taxas.

Quando se lê 4% TANB a 30 dias, não quer dizer que o seu dinheiro irá render 4% no final dos 30 dias. Neste caso a taxa bruta será 4% /360 dias X 30 dias. Neste caso concreto o seu dinheiro irá render 0,33% TANB.

Ou tra questão é interpretar as taxas, TANB significa Taxa Anual Nominal Bruta. Logo o nosso fiel amigo terá sempre a sua cota parte desses ganhos. Quando falo em fiel amigo, aquele que nos acompanha durante toda a vida, refiro-me ao Estado Português. Assim sendo, 20% desses 0,33% ser-lhe-ão entregues, restando assim para o aforrador a módica quantia de 0,27%.

Se tiver alguma dúvida relacionada com depósitos a prazo, por favor utilize os comentários.

O Maisvalias.com tem uma calculadora que o ajudará a saber quando irão render os seus depósitos.


Publicado

em

por

Comentários

  1. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Para além da calculadora do Jornal de Negócios, existe também a seguinte calculadora (online):

    http://www.pedropais.com/utilidades/simulador-depositos-prazo/

  2. […] Simulador/Calculadora de Depósitos a Prazo Quinta-feira, Fevereiro 12, 2009 16:22 Publicado na categoria: Depósitos a Prazo  Enviar Inauguramos hoje uma nova funcionalidade. A calculadora de depósitos a prazo. Escusa assim de usar folhas excel ou similares. Tem aqui uma maneira simples de saber quanto irá ganhar ao fim do prazo do seu depósito a prazo. Sobre a tributação dos depósitos a prazo pode também ler o seguinte artigo “Como calcular ganhos sobre os depósitos a prazo“. […]

  3. Avatar de Joel Nelson
    Joel Nelson

    Incrível a quantidade de coisas que existem na net e a gente nem tem noção:)

    Obrigado pela explicação

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.