Investidores Particulares Investem no Petróleo

Os investidores particulares têm sido cada vez mais atraídos para o mercado do petróleo, investindo montantes recorde nos fundos de investimento (ETF`s) desta mercadoria. Investimentos no USO, OIL e DBO atingiu níveis recorde por ser uma forma fácil e prática para os investidores particulares investirem no petróleo sem terem que recorrer aos mais complexos mercados de futuros. O ETF mais transaccionado é o USO, United States Oil Fund, que detém em carteira mais de 80,000 futuros de crude cotados na NYMEX (New York Mercantile Exchange).

O petróleo é cada vez mais visto como um investimento alternativo às acções, fundos de investimento e imóveis por parte dos investidores particulares quer devido ao aparecimento destes fundo de investimento, quer devido às fortes quedas verificadas neste mercado e a respectiva detecção de uma grande oportunidade de investimento a médio prazo. De salientar que em 2008 o petróleo apresentou a maior queda anual de sempre, 54%. Este ano o petróleo também se encontra a desvalorizar perto de 10%, aguçando ainda mais o apetite dos investidores de longo prazo que aproveitam para comprar a mercadoria barata e vendê-la em alta dentro de alguns meses ou anos.

Embora alguns analistas considerem que o mínimo se poderá verificar nos 25 dólares por barril, o que se aproximaria muito do mínimo histórico ajustado pela inflação nos 18.90 dólares atingidos em 1986 (em termos reais, esse mínimo foi de 9.75 USD).

Bons Investimentos

Henrique Simões
www.altavisa.pt

partilhar

Deixar uma resposta