Poderão as Capacidades de Investimento ser Ensinadas?

Nos anos 80 um dos melhores especuladores financeiros americanos, Richard Dennis conhecido por ter transformado 400 dólares em 200 milhões em cerca de 15 anos de especulação em divisas, mercadorias e taxas de juro teve uma pequena disputa ideológica com o seu sócio e amigo William Eckhardt. Richard Dennis teimava que as capacidades de ser um bom especulador/ investidor financeiro não eram inatas, e que poderiam ser ensinadas. Em suma, Dennis defendia que um investidor de sucesso poderia ser “criado”, enquanto que Eckhardt defendia que os traders eram “nascidos”, isto é, ou tinham capacidades inatas para a função ou nunca seriam capazes de ter um desempenho elevado.

Para resolver a disputa, Dennis colocou um anúncio no jornal com o intuito de recrutarem e formarem um grupo de indivíduos com pouca ou nenhuma experiência e conhecimentos em mercados financeiros, ensinarem-lhes tudo o que sabiam sobre mercados financeiros e especulação e ver no final qual seria o resultado. Poderiam os discípulos enriquecer como Dennis e Eckhardt? Seriam os grandes especuladores inatos? Poder-se-ia ou não replicar um grande investidor?

Os anúncios foram colocados nos principais jornais e revistas financeiras americanas e os dois sócios receberam mais de 1000 candidaturas para esta experiência financeira de laboratório. Destes 1000 candidatos, Dennis e o seu sócio escolheram apenas 14 estagiários. Neste grupo incluíam-se pessoas de diversas áreas profissionais que iam desde um actor, a um ex-segurança passando por jogadores de cartas profissionais, recém licenciados e programadores informáticos.

“Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns”
Peter Drucker, escritor e consultor de negócios

Após o processo de entrevista e selecção a equipa foi submetida a uma formação intensiva de apenas 2 semanas, onde foram explicados os princípios básicos da especulação e do funcionamento dos mercados e produtos financeiros e em seguida explicadas as “regras” de negociação de um sistema desenvolvido pela empresa de Dennis e Eckhardt.

Em Janeiro de 1984, a equipa meteu mãos à obra e começou a transaccionar montantes entre 500,000 e 2,000,000 de dólares fornecidos pelos sócios da empresa. Os resultados foram nada mais, nada menos do que excepcionais. Os estudantes tiveram um retorno anual médio de 80% por ano, durante os 4 anos seguintes. Richard Dennis ganhou a aposta, provou a sua teoria e esta tornou-se a experiência de trading mais famosa da história.

Esta equipa de estagiários ficou conhecida no meio financeiro como as “tartarugas”, depois de Richard Dennis, enquanto visitava uma quinta de criação de tartarugas em Singapura, ter afirmado que iria criar traders da mesma forma que se criavam tartarugas. E assim foi.

As regras foram posteriormente publicadas, no final do período de confidencialidade de 15 anos imposto pelos 2 sócios, e um dos elementos da equipa inicial escreveu mesmo um best-seller sobre a experiência.

Bons Investimentos.

Henrique Moura Simões

www.altavisa.pt

partilhar

Deixar uma resposta