Como poupar água em casa

O consumo de água deve ser sempre parcimonioso. Na cozinha, casa de banho ou jardim, as pessoas podem adoptar gestos que evitam o gasto irracional deste líquido. 

 

Torneiras

Existem vários modelos de torneiras que acautelam o desperdício de água. Os cidadãos podem optar, por exemplo, pelas electrónicas, que possuem sensores que abrem apenas à passagem das mãos, ou pelas temporizadas, que fecham automaticamente após alguns segundos. Nos supermercados, é também possível encontrar dispositivos que se aplicam nas bicas para reduzir o fluxo de água corrente.
Procuramos uma loja online com dispositivos de poupança de água (ECOMEIOS)

 

Ao lavar os dentes as pessoas deixam muitas vezes a torneira aberta sem necessidade. Se entre as escovagens se fechar a torneira podem poupar-se vários litros de água.

 

Quando se toma banho é sempre melhor preferir o chuveiro à banheira, já que assim se gasta apenas metade da água.

 

No lava-loiça consomem-se enormes quantidades de água. Neste sentido, recomenda-se não abrir a torneira toda quando se está a lavar os pratos e, se possível, tapar o ralo em vez de ter a água sempre a correr.

 

As máquinas de lavar loiça e roupa devem ainda ser usadas apenas quando há loiça e roupa suficientes para enchê-las. Actualmente, existem no mercado vários aparelhos que têm a opção de usar somente meia carga.

 

A rega do jardim só deve ser efectuada depois de se conhecer a previsão das condições meteorológicas, pois nunca se sabe se pode vir a chover. Com a colocação de uns bidões no quintal é possível recolher muitos litros de água da chuva, bastante úteis para regar a horta quando estiver sol. Além disso, existem inúmeros tipos de mangueiras que podem ajudar a não desperdiçar água e que só libertam líquido quando accionadas.

 

Lavar o carro deve ser evitado. Mas, quando for mesmo necessário, pode-se fazê-lo recorrendo a um balde, no lugar de uma mangueira.

 

Autoclismos

A maioria das marcas fabrica autoclismos de baixo fluxo, com descargas de água controladas. Se não há a possibilidade de se colocar um destes equipamentos, pode-se sempre adoptar um truque fácil: colocar uma garrafa cheia de areia no depósito do autoclismo.

 

Quando se puxa a descarga é possível controlar o caudal da água, apertando o botão apenas o tempo necessário para que a sanita fique limpa.

 

 

Informação Original em Portal do Cidadão

partilhar

Deixar uma resposta