IRS e IVA 2010 – Reembolso na Hora

Share

O Governo, segundo a seguinte notícia, o reembolso de irs e iva será feito de forma automática no ano de 2010 mediante alguns pressupostos.

Os reembolsos de impostos sobre salários e outros rendimentos, o IRS, de centenas de milhares de “contribuintes de baixo risco” serão devolvidos de forma instantânea, já este ano e com mais intensidade em 2010, logo depois de os contribuintes submeterem as declarações do imposto, de acordo com o plano de actividades para 2009 da DGITA, a direcção do Fisco responsável pela informática.

Em fase de arranque – ainda não calendarizado pela máquina fiscal – estará, igualmente, um sistema semelhante de pagamento de reembolsos online para os contri- buintes em IVA – imposto que recai sobre as transacções de bens e serviços. Também aqui serão privilegiadas as pequenas e médias empresas – o objectivo é agilizar a gestão de tesouraria – dos sectores de actividade com menos incidentes fiscais, sendo excluídos os contribuintes com historial negativo no cadastro fiscal, tal como sucederá no IRS. Os reembolsos on-line do IVA só deverão abranger pequenos montantes, ainda não definidos.

In DN