Inapa Substitui Teixeira Duarte no Índice PSI20

A partir de hoje, como noticia o iOnline, a Inapa passa a integrar o índice PSI20. Estas alterações ao contrário do que se possa pensar têm alguns impactos nas empresas que deixam ou que entram para o índice PSI20. Do texto do iOnline destacamos os seguintes pontos:

O antigo presidente da Bolsa, Manuel Alves Monteiro, explica que a “presença num índice é valorizada porque são as empresas-referência do mercado. Há muitos investidores cuja carteira replica as empresas que pertencem ao PSI 20”.

A presença no índice tem também implicações na cotação em bolsa das empresas. A notoriedade da empresa, pelo simples facto de pertencer à lista das maiores companhias portuguesas no mercado de capitais, “faz com que a própria cotação em bolsa tenha maior apreciação. Há quem consiga até 5% de ganhos”, garante Alves Monteiro. Cantiga Esteves acrescenta que “a diminuição da liquidez do título pode levar a que a empresa tenha uma cotização mais errática. Haverá menos transacções em bolsa” para quem sair do índice, explica.

Em 2009, as acções da Teixeira Duarte subiram 86%. Apesar do bom desempenho – superior ao da média do PSI 20, que se cifrou nos 30,5% -, a Teixeira Duarte foi ultrapassada pela Inapa em liquidez. Na sessão da bolsa de sexta-feira, as acções da papeleira subiram 3,28%, para 0,63 euros, enquanto os títulos da Teixeira Duarte ganharam 1,95% para 0,83 euros.

Bons Negócios!

partilhar

Deixar uma resposta