Revalidação da Carta de Condução no IMTT.pt

Hoje, recebi um e-mail que demonstrava a experiência de uma pessoa que revalidou a sua carta sem sequer se deslocar ao IMTT. O relato é de uma experiência fácil e bem conseguida. Nada como o relato na primeira pessoa, aqui fica.

Dia 1 – Entrei no site, verifiquei a validade da minha carta (26.05.2010) e resolvi pedir a revalidação.
          Ainda no mesmo dia recebi este mail:
        
 Caro(a) utilizador(a),
O seu pedido foi registado com sucesso, com o seguinte nº identificador *****.

O respectivo pagamento poderá ser efectuado na Rede Multibanco, a partir de 24 horas após esta notificação e até à data limite abaixo indicada, com os seguintes dados:

Entidade: *****
Referência: **********
Valor: 21,60
Data Limite de Pagamento: **-**-2010
Obrigado por utilizar os nossos Serviços.

Com os melhores cumprimentos,

IMTT

Dia 3 – Fiz o pagamento pelo netbanco e recebi este mail:

Caro(a) Utilizador(a),

Confirmamos a recepção do pagamento relativo ao seu pedido com o nº identificador *****.
O processamento do seu pedido ficará pendente do envio do atestado médico e, se for esse o caso, do relatório de exame psicológico.

Conforme a(s) categoria(s)/sub-categoria(s) que pretende revalidar, deverá enviar os seguintes documentos:

1. Atestado Médico:
a) Para revalidação das categorias A, B e B+E e das subcategorias A1 e B1 o atestado médico poderá ser emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão, utilizando o modelo 922 do Imprensa Nacional Casa da Moeda;
b) Para revalidação das categorias C, C+E, D, D+E, e das subcategorias C1, C1+E, D1, D1+E, bem como das categorias B e B+E que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, automóveis de passageiros de aluguer, de transporte escolar e de mercadorias perigosas, o atestado médico deverá ser emitido pela autoridade de saúde da área de residência constante do bilhete de identidade, utilizando os modelos 921 e 922 do Imprensa Nacional Casa da Moeda.

2. Relatório de exame psicológico para os condutores habilitados com a categoria D ou subcategoria D1.

Os referidos documentos deverão ser enviados ao IMTT por correio, acompanhados do ofício que se encontra disponível para impressão na página “Consulta de Pedidos” da sua área reservada dos Serviços em Linha do IMTT,onde poderá ainda imprimir a guia de substituição da sua carta de condução e o recibo correspondente ao pagamento efectuado, bem como acompanhar o desenvolvimento do seu pedido.

Obrigado por utilizar os nossos Serviços.

Com os melhores cumprimentos

IMTT

Dia 4 – Imprimi o ofício e enviei-o, juntamente com o Mod.922 (exame médico) para a morada indicada, por carta registada (just in case).

Dia 20 – Recebi um aviso para levantar a nova carta no posto dos CTT da minha área por troca com a carta antiga, ainda válida.

Simplesmente espectacular, em minha opinião.
Menos de 1 mês para revalidar a carta e sem nunca ter prescindido da antiga, o que me permitiu, inclusivamente, conduzir no estrangeiro.

No entanto não se esqueçam de, primeiro, tratar do exame médico e do preenchimento do Mod. 922, porque, quando, no primeiro contacto com o IMTT, pedirem a revalidação, eles vão logo pedir a data do exame médico.

Aqui está um serviço que parece funcionar às mil maravilhas.

Parabéns!

partilhar

0 comments on “Revalidação da Carta de Condução no IMTT.pt”

  1. Antonio Responder

    Que sorte teve, pois eu nunca sequer consegui, após ter entrado com utilizador e password da DGCI, obter qualquer informação sobre a minha carta de condução, acho que so deve dar para alguns.

  2. maria cordeiro Responder

    Não, não dá só para alguns e sim para todo e qualquer utente que siga os passos exactos do utente que deu origem a esta informação.

  3. maria cordeiro Responder

    Não, não dá só para alguns e sim para TODOS, desde que seguidos os passos exactos, como fez a pessoa que deu origem a esta informação.

  4. Álvaro M Simões Responder

    Pois é o site até não está mal pensado e tem características interessantes, é pena é que existam elos humanos que, por vezes emperram o sistema.
    Cumprindo todos os requisitos acima explanados, também eu recebi a minha carta renovada só que, para desgosto meu, não foi emitida correctamente, faltando a categoria “Al” e “Ap” que tinha anteriormente e pasme-se: querem que faça novo pedido com os custos inerentes a meu cargo.
    Desculpam-se, dizendo que foi emitida baseada no atestado médico onde não constaria as referidas categorias, no entanto não deram seguimento ao meu pedido de fotocópia do referido atestado que comprovasse a razão invocada. Acresce que, tanto eu como o médico, sabemos que as categorias estavam indicadas nesse atestado.
    A simpatia de alguns funcionários no atendimento público contrasta com a prepotência e arrogância de quem deveria dar seguimento ao assunto e assim, terei que ir novamente amanhã ao IMTT na tentativa de resolver o assunto porque estou impedido de conduzir o motociclo que possuo.

  5. Lucrécia Responder

    Bons tempos, caro António. Agora, se for ao site do IMTT, consegue fazer login, mas a opção Condutores simplesmente desapareceu, embora noutra página continuem a afirmar, falsamente, que se pode fazer o pedido online… Se.em “https://servicos.imtt.pt/Pedidos.aspx”, substitui a palavra “Pedidos” por “Condutores”, aparece a opção de novo, mas quando tenta usá-la, recebe esta mensagem: “Não é possível satisfazer o seu pedido. Deve dirigir-se aos Serviços do IMTT.” Coisa à portuguesa: bom funcionamento e simplicidade de processos, ou não existem, ou duram pouco

Deixar uma resposta