Aprender a falar | a arte da comunicação – Parte V

Tem uma ideia e está à procura de potenciais investidores?

Tão importante quanto a mensagem, é a forma como a transmitimos. A melhor técnica que conheço é a preparação prévia: Planear o que vai dizer, quando e como.

Mas e o que fazer quando as coisas não correm como planeado? Ou então quando, de repente, aparece uma oportunidade única para apresentar as suas ideias, sem aviso prévio?

Aprender a falar de improviso

Falar de improviso também é uma técnica que pode ser aprendida. Na prática, aplicam-se as mesmas regras de um discurso normal. O que não vale é fugir do assunto e perder a oportunidade de apresentar a sua ideia!

>>> Como fazer bem:

Seja breve. Se o interlocutor pediu para saber mais sobre o seu projecto, de nada

adianta “despejar” todo o seu business plan. É importante despertar a curiosidade e o interesse do interlocutor. A seguir apresento 7 tópicos que deve conseguir desenvolver em menos de 1 minuto cada. Utilize estes tópicos com um suporte para a conversa, apresentando-os um de cada vez.

Como surgiu a sua ideia de negócio?

Qual é a missão da sua empresa?

Quem é o seu público-alvo?

Quais são os pontos fortes do seu produto / serviço? (o que faz com que a sua ideia seja melhor do que aquilo que já existe no mercado)

Quem são os seus principais concorrentes?

Quanto necessita para começar?

Em quanto tempo prevê atingir o break-even? (Break-even point = Ponto de equilibro, onde o total das receitas é igual ao total das despesas)

Diga a verdade. Se o seu interlocutor fizer uma pergunta que ainda não está preparado para responder, utilize uma das seguintes respostas mágicas “É exactamente nesse ponto que estou a trabalhar agora”; “Tenho a parte conceptual da ideia pronta, mas necessito de apoio para desenvolver o plano financeiro”; “Ainda é cedo para falar em números, assim que o projecto estiver mais desenvolvido, podemos agendar uma reunião”.

Seja claro. Em qualquer indústria há termos técnicos, que por vezes são desconhecidos do público em geral. É sua responsabilidade fazer-se entender. Se tiver necessidade de utilizar algum termo técnico, assegure-se que o interlocutor compreende o que significa. Atenção para não falhar por excesso de simplicidade, a maior parte das pessoas odeia ser tratada como uma criança de 5 anos de idade. O correcto é adaptar a linguagem aos conhecimentos do interlocutor.

Mantenha distância. Muitos interlocutores sentem-se intimidados com o excesso de proximidade. Não é uma ciência exacta, mas uma boa técnica é manter a mesma distância utilizada aquando do cumprimento inicial (aperto de mãos).

Saiba ouvir. Potenciais investidores, além de dinheiro, podem representar outra mais-valia:

Experiência. Por mais inovadora que seja a sua ideia, a implementação requer o seguimento de vários passos que são comuns em todas as indústrias. Um interlocutor experiente poderá partilhar consigo conselhos interessantes. Lembre-se do slogan da YEN (Young Entrepreneurs Networkers): Se você tiver uma ideia e eu tiver outra, e as trocarmos, cada um fica com duas ideias”.

Seja cuidadoso. Ainda hoje o segredo pode ser a alma do negócio. Só porque um potencial investidor demonstrou interesse no seu projecto, isso não significa que deverá contar todos os pormenores da sua ideia.

Seja sincero. Os investidores experientes conseguem farejar falsidade há metros de distância. De nada adianta descrever o projecto como uma árvore de fazer dinheiro, se na prática isso for mentira. A honestidade ainda é uma das principais qualidades de um empreendedor.

Seja positivo. Para finalizar, demonstre que acredite na sua ideia. Venda-a com paixão.

>>> Last minute tip: Veja como funciona! Venha assistir a final nacional do campeonato de discursos de improviso (em inglês e em português), promovido pelos Toastmasters. No mesmo dia haverá também a final nacional de discursos de humor (em inglês). Os vencedores irão representar Portugal na final Ibérica, em Barcelona.

O evento será no dia 23 de Outubro, às 9:30, no IPAM de Aveiro. A participação é gratuita mas requer inscrição prévia pelo e-mail president-ltc@toastmasters.org.pt.

Cristiani Oliveira – http://pt.linkedin.com/in/cristianioliveira

Conteúdo desenvolvido em colaboração com:

YEN Portugal (Young Entrepreneurs Networkers) e Lisbon Toastmasters Club

partilhar

Deixar uma resposta