10 Dicas de Segurança ao aceder à Banca Online (Home Banking)

Aceder ao banco hoje em dia é uma tarefa que é bastante simplificada pela internet, no entanto existem alguns cuidados a ter quando utilizada, Aqui deixamos 10 dicas para tornar esta sua rotina mais segura:

  1. Abra sempre uma nova janela do navegador antes de entrar no banco.
  2. Não abra anexos do banco. Os bancos raramente enviam anexos. Uma das situações conhecidas é a recepção de e-mails com anexo a confirmar a transferência de fundos. Não abra e confirme essa transferência na sua conta online.
  3. Certifique-se que o inicio do endereço é “https” isto garante que o servidor tem protocolo de segurança. Não invalida a verificação de todo o endereço do banco. Não é contudo uma regra que garanta toda a segurança pois os possíveis “ladrões” poderão também ter um servidor seguro.
  4. Escreva sempre o endereço no browser.
  5. Ao comprar na internet desconfie de compras milagrosas, podem ser esquemas para se apoderarem dos seus dados pessoais e de cartão de crédito.
  6. Os bancos nunca solicitam dados da conta bancária, chaves de acesso e coordenadas de validação por e-mail. Desconfie destes pedidos.
  7. Se não tem conta no Banco A, não abra anexos nem links. Estes são quase de certeza falsos!
  8. Não guarde dados de acesso aos bancos em e-mails ou por sistemas de mensagens instantâneas. Uma das formas que pode utilizar para comunicar estes dados é utilizar vários formatos de transmissão de dados particionando o que envia ao destinatário.
  9. Troque regularmente a sua senha de acesso ao banco. Não é 100% eficaz mas ajuda bastante.
  10. Invista num bom antivirus e mantenha-o actualizado!

partilhar

0 comments on “10 Dicas de Segurança ao aceder à Banca Online (Home Banking)”

  1. Pingback: ALERTA: Cuidado com os avisos de transferência por E-mail | Maisvalias

Deixar uma resposta