Mas afinal o que quer dizer Troika?

Surgiu-nos esta questão após termos visto milhares de vezes na imprensa, esta palavra que a comunicação social decidiu usar. Ora, fomos então á wikipedia resgatar a explicação:

Troika (russo:тройка) é a palavra russa que designa um comitê de três membros. A origem do termo vem da “troika” que em russo significa um carro conduzido por três cavalos alinhados lado a lado, ou mais freqüentemente, um trenó puxado por cavalos. Em política, a palavra troika designa uma aliança de três personagens do mesmo nível e poder que se reúnem em um esforço único para a gestão de uma entidade ou para completar uma missão, como o triunvirato histórico de Roma.

União Soviética

A palavra também era usada para designar para descrever os três supremos chefes dos estados comunistas, o chefe de estado, o chefe de governo e o líder do partido. Dessa forma, este termo tem sido historicamente reservado para designar diferentes alianças políticas dos líderes na União Soviética:

Quererá isto dizer que a partir de agora passaremos a comunistas ou será por usurpação desta palavra que os partidos de esquerda se escusaram a reunir com os responsáveis das instituições internacionais?

partilhar

0 comments on “Mas afinal o que quer dizer Troika?”

  1. Hugo Santos Responder

    Boas,

    Explicaram o que quer dizer Troika, algo que já me tinha perguntado, mas não disseram se o comité é constituído por três elementos e quais são. O vosso último parágrafo não tem piada nenhuma nem parece-me inteligente…

  2. Rui Costa Responder

    Olá,
    Simples, a Troika é constituida por três entidades, são elas o BCE-Banco Central Europeu, CE-Comunidade Europeia e FMI-Fundo Monetário Internacional.

    A CE porque nós fazemos parte da comunidade, o BCE porque aderimos ao Euro e o FMI porque somos sócios e pagamos as quotas todos os anos.

Deixar uma resposta