Apresentação do iOS 5

Este artigo foi escrito em parceria com o www.mundoiPhone.net.

A Apple apresentou recentemente o seu novo sistema operativo, o iOS 5, com mais de 200 novas funcionalidades. Estará disponível para iPhone, iPad e iPod Touch. Apresentamos de seguida as novas funcionalidades que mais se destacam, como o Centro de Notificações, o iMessage, integração com Twitter, sincronização do dispositivo com o PC sem cabos, etc.

Veja uma apresentação produzida pela Apple para mostrar numa perspetiva global o iOS 5:

 

 

O Centro de Notificações é das funcionalidade que mais agradam nesta versão 5 do iOS. Poderemos ver no Lockscreen (ecrã de desbloqueio) várias informações, como mensagens, emails, tempo, bolsa, calendário, entre muitas outras. Algo que agrada bastante é também o facto de quando existe uma nova notificação, esta aparecer no topo do ecrã, sem interromper por exemplo o nosso jogo ou nossa escrita de email.

 

 

iMessage é um serviço que trabalha em exclusivo para todos os utilizadores do iOS5. Pode ser utilizado no iPhone, iPad e iPod Touch e permite o envio de mensagens em texto, imagens, vídeos, localizações, contactos e mensagens de grupo. Para quem está familiarizado com aplicativos do género Whatsapp ou Viber, este aplicativo fará algo semelhante. As mensagens não têm limite de caracteres e pode ser usada através de 3G e Wifi.

Resumindo o iMessage será muito semelhante ao aplicativo que os Blackberrys possuem.

 

 

Apple decidiu fazer a integração do Twitter com o iOS 5. Agora para todos os dispositivos é muito simples a interacção com a sua conta pessoal. Basta iniciar a sessão nas Definições e já está: pode enviar tweets directamente a partir do Safari, Fotografias, Câmara, YouTube ou Mapas.

 

 

Pessoalmente a câmara do meu iPhone é algo que dou muito uso, e nesta versão, existe uma via mais rápida para tirar fotografias. O ícone da câmara vai estar situado no Lockscreen, perto da barra de desbloqueio do dispositivo. Outra novidade são as linhas de grelha que permitem tirar fotografias com melhor alinhamento. Se tiver o Photo Stream activado no iCloud, as suas fotografias são automaticamente descarregadas para todos os outros dispositivos.

 

 

As fotografias que tirarmos podem ser editadas de um modo simples: cortar, rodar e corrigir os olhos vermelhos. Poderemos também organizar as fotografias em vários álbuns, algo que atualmente não é possível fazer diretamente no dispositivo. Com o iCloud, pode enviar novas fotografias em tempo real para todos os seus dispositivos iOS. Por isso, se estiver a tirar fotografias no iPhone, o iCloud envia automaticamente cópias para o seu iPad, onde pode retocá-las rapidamente antes de as mostrar.

 

O Safari apresenta-se mais recursos no iOS 5, com a possibilidade de lermos determinado artigo de um modo simples, sem publicidade ou distrações. Permite ainda guardar páginas para posteriormente lermos em offline, e com o iCloud a transmitir para os outros dispositivos esta informação.  No iPad temos a opção de navegar no Safari com múltiplos separadores, algo possível anteriormente, mas desta feita mais ergonómico.

 

Com o iOS 5, não precisamos de um computador para fazermos a sincronização e guardar assim os nossos dados. Será possível atualizarmos o sistema diretamente no dispositivo, assim como efetuar restauros através do iCloud. Veja um vídeo demonstrativo da sincronização com este sistema:

 

Outras Novidades

Calendário

Mail

Downloads em simultâneo

Dividir teclado ao meio

Renomear dispositivo

Imprimir um roteiro do Google Maps

Google Maps sugere rotas

Alertas através flash câmaras

Emoji

Navegar em modo secreto

Dicionário

Personalizar vibração da chamada

 

Mais info: Link

partilhar

Deixar uma resposta