Depósitos a prazo: o bê-á-bá das taxas de juro

Quer aplicar o seu dinheiro, constituindo, por exemplo, um depósito a prazo e, perante, tanta oferta não sabe qual escolher? Ouve, lê, falam-lhe de TANB, TANL, TAE e não fica totalmente esclarecido? Pois bem, esperamos que a partir de agora as suas ideias e noções se tornem mais perceptíveis.

 

1)   TANB, TANL e TAE são taxas de juro que as instituições bancárias pagam como remuneração das aplicações dos seus clientes. Pensado bem, correspondem ao preço ou valor do seu dinheiro.

 

2)   Comparar depósitos a prazo passa por entender o significado de cada uma das siglas:

 

TANB = Taxa Anual Nominal Bruta

De um modo geral, é a taxa que é comunicada pelas instituições bancárias, e que remunera determinada aplicação. É uma taxa anual porque se refere ao período de um ano e nominal visto que pode não levar em conta o período efectivo da aplicação. Trata-se de uma taxa bruta, já que é auferida sem o desconto de IRS (25%, a partir de 2012).

 

TANL = Taxa Anual Nominal Líquida

É equivalente à TANB deduzida da retenção de IRS (feita automaticamente pelo Banco) e, por isso, corresponde aquilo que efectivamente irá receber.

 

TAE = Taxa Anual Efectiva

TAE é uma taxa bruta que tem em conta o reinvestimento dos juros.

Sempre que beneficie do pagamento de juros com periodicidade inferior a um ano, estes vão sendo adicionados ao capital inicial e, por isso, a TAE é superior à TANB.

 

3)   A título de exemplo, consulte em http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/TaxasdeJuro/Contasdeposito e verá como pode facilmente converter as taxas entre si.

4) Calcule os juros que irá ganhar na nossa Calculadora de Depósitos a Prazo

partilhar

Deixar uma resposta