Habitação – Avaliação bancária – Instituto Nacional de Estatística (INE): qual o preço do metro quadrado?

Em concordância com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), pode-se constatar que o valor médio da avaliação bancária das habitações segue uma tendência decrescente fixando-se nos 1073 euros por metro quadrado (dados referentes a Dezembro de 2011). Simplificando: as entidades bancárias continuam a cortar nas avaliações bancárias dos imóveis, o que implicitamente leva à diminuição da verba de crédito que lhe é concedida quando pede financiamento para comprar uma casa.

Para ter uma noção dos valores concretos, deixamos aqui para si o resumo do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação (clique aqui para aceder ao inquérito na sua íntegra):

“O valor médio de avaliação bancária de habitação do total do País situou-se em 1073 euros/m2 em dezembro de 2011, correspondendo a diminuições de 1,4% face ao mês anterior e de 5,1% em termos homólogos. As Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto registaram variações em cadeia de -1,9%, enquanto as variações homólogas foram -8,0% e -5,8%, pela mesma ordem. Em termos anuais, o valor médio de avaliação bancária foi 1121 euros/m2, traduzindo-se numa redução de 3,0% face ao ano anterior.”

partilhar

Deixar uma resposta