Preço transportes públicos 2012: Despacho normativo n.º 1/2012, 27 de Janeiro

Foram fixados em Diário da República, através do Despacho normativo n.º 1/2012 de 27 de Janeiro de 2012, os novos tarifários dos transportes públicos colectivos de passageiros que entram já em vigor a 1 de Fevereiro.

Assim, 5% será a “percentagem máxima de aumento médio nos preços actualmente praticados para os títulos intermodais e combinados das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, para os transportes ferroviários até 50 km, para os transportes fluviais e para os transportes rodoviários urbanos de Lisboa e do Porto, realizados por operadores internos.” Enquanto, 4% será a “percentagem máxima de aumento médio nos preços atualmente praticados para os títulos relativos aos transportes coletivos rodoviários interurbanos de passageiros até 50 km” (ver tabela com as alterações ocorridas no Porto e os preços a praticar em Lisboa).

Também a nível nacional:

  • “18 — Como estava já previsto no Orçamento do Estado de 2011, a percentagem de bonificação ou de desconto para os títulos de transporte para os «passe 4_18@escola.tp» e «passe sub23@superior.tp» será uniformizada para 25 %, a partir de 1 de fevereiro de 2012. Simultaneamente será criado, através das alterações regulamentares necessárias, um segundo escalão do «passe 4_18@escola.tp», com bonificação de 50 %, válido para beneficiários do escalão «A» do Apoio Social Escolar.
  • 19 — A percentagem de bonificação ou de desconto dos títulos de transporte para reformados, sénior, pensionista e criança, praticados nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e por operadores internos será uniformizada para 25 %, a partir de 1 de fevereiro de 2012, devendo proceder –se às alterações regulamentares e contratuais entre operadores necessárias.
  • 20 — Paralelamente ao disposto no número anterior, proceder -se -á às alterações regulamentes necessárias à criação, a partir de 1 de fevereiro de 2012, de um segundo escalão de 50 % de bonificação no «Passe Social+ » e atualização dos seus critérios de elegibilidade, passando a abranger também o número de dependentes de cada agregado familiar.
  • 21 — A partir de 1 de janeiro de 2013, os títulos a que se referem o n.º 19 passarão a ser válidos aos feriados, fins de semana e dias úteis fora das horas de ponta. Os atuais assinantes que assim o desejem, poderão realizar a migração para o «Passe Social+», continuando deste modo a beneficiar do regime de utilização ilimitada deste título.”
Porto: alterações
Transporte Preço (Euro)
STCP (assinatura normal) 29
Metro (assinatura Andante Z3 normal) 36
Até ao final do ano, os actuais assinantes de títulos mensais da STCP que migrem para o Andante nas modalidades de 6 ou mais zonas, e 10 ou mais zonas, beneficia de uma bonificação correspondente ao preço diferencial de uma e duas zonas, respectivamente.
Lisboa
Transporte Preço (Euro)
CP – rede urbana (passe mensal)
Z1 29,5
Z2 39,6
Z3 45,1
Navegante (novo título)
+ Carris/Metropolitano de Lisboa urbano 35
+ Carris/Metropolitano de Lisboa rede 40
+ Transtejo/Soflusa 45 (Cacilhas)
56,1 (Barreiro)
49,5 (Seixal, Montijo)
Carris
Passe – urbano 30 dias normal 29
Passe – rede 30 dias normal 35
Metropolitano
1 viagem 1,25
1 viagem c/ cartão Viva Viagem (zapping) 1,15

 Fonte complementar: http://www.publico.pt/Economia/o-que-muda-no-preco-dos-transportes

partilhar

Deixar uma resposta