Dia Internacional da Mulher – Estatísticas no Feminino (INE): Ser Mulher em Portugal 2001-2011

Share

Precisamente na véspera do Dia Internacional da Mulher, que celebramos hoje, foi traçado um retrato estatístico no feminino pela mão do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Volvidos 10 anos e feitas as contas ao pormenor, vários são os números e percentagens que caracterizam a mulher portuguesa. Assim, para lhe aguçar a curiosidade deixamos aqui parte da publicação divulgada, à qual pode aceder na sua íntegra (clique para abrir):

“As mulheres são mais e têm maior longevidade. Casam e são mães (de menos filhos) cada vez mais tarde. Continuam a ser elas a assegurar a maioria das licenças de acompanhamento parental. O risco de pobreza é superior para elas, bem como a taxa de privação material. As mulheres presas são cada vez menos e as mulheres vítimas (de crimes contra as pessoas) são cada vez mais. As doenças do aparelho circulatório são a sua principal causa de morte. Estão em maioria no ensino secundário e superior. Têm vindo a aderir às novas tecnologias. Integram o mercado de trabalho, mas têm taxas de desemprego mais elevadas. Continuam a ser as principais agentes na prestação de cuidados.”

A todas as mulheres, o Maisvalias deseja hoje em especial um dia feliz.