Declaração de IRS e seu preenchimento: 10 perguntas-respostas avançadas pela Deco

No sentido de o ajudar a preencher a sua declaração de IRS, a Deco compilou uma série de dúvidas colocadas pelos seus associados em formato de pergunta-resposta.

Uma vez que estas acabam (muitas vezes) por ser semelhantes às suas, o Maisvalias enumera-as aqui. Para saber qual a resposta e o que deve fazer, aceda a esta página web clicando para abrir.

  1. Casei em Agosto. Eu e a minha mulher devemos entregar declarações separadas em relação ao período em que estivemos solteiros?
  2. O meu marido faleceu a 15 de outubro de 2011. Ambos obtivemos rendimentos de trabalho dependente. Como apresento a declaração?
  3. A minha filha concluiu a licenciatura e iniciou um estágio ao abrigo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em agosto de 2011. Pode ser incluída na minha declaração ou tem de preencher uma sozinha? Quem lhe entrega a declaração de rendimentos: a empresa onde trabalha ou o IEFP?
  4. No período de entrega da declaração de IRS, vou estar fora do País. Sou obrigado a ter um procurador?
  5. Além de estudar, em setembro de 2011, o meu filho de 18 anos começou a trabalhar. Devo incluí-lo no meu IRS, como nos anos anteriores?
  6. Sou professor, mas também faço investigação durante parte do ano. Para tal, recebo uma bolsa da universidade onde leciono. Tenho de a declarar?
  7. Mudei de casa há pouco tempo. Existe algum prazo para mudar a morada nas finanças?
  8. Recebi uma herança avultada de um tio que vivia no Brasil e comprei alguns bens. Terei implicações no IRS?
  9. Este ano, comecei a descontar para a Segurança Social relativamente a anos anteriores. Estes montantes são tidos em conta no meu IRS?
  10. Devo incluir na declaração a pensão de alimentos que o meu ex-marido paga pelo nosso filho, a meu cargo, por decisão do tribunal?

partilhar

Deixar uma resposta