O que são Eurobonds? Quais as suas vantagens? Quais as suas desvantagens?

Share

Aproveitando o momento em que tanto se fala da criação/introdução de Eurobonds na Zona Euro, o Maisvalias não deixa escapar a oportunidade de o elucidar acerca deste tipo de títulos.

E então, o que são Eurobonds?

Os Eurobonds são títulos que representam todos os países da zona euro e cujo juro associado é uma média ponderada de cada país (o que implica a soma do nível de dívida e défices conjuntos e a respectiva divisão por todos os estados-membros).

Têm vantagens?

Sim, caso haja uma política fiscal comum. Isto porque, a curto prazo, os países que atravessam maiores dificuldades ganhariam tempo para solucionar os seus problemas ao mesmo tempo que os mercados acalmavam. Em paralelo, as dívidas contraídas em virtude dos pedidos de resgate bem como os custos de financiamento diminuiriam e, consequentemente, o euro sairia valorizado.

E desvantagens?

Também as têm, sendo as economias mais fortes as mais lesadas. O que tem lógica: os países com maior solvência teriam que dar cobertura às perdas dos restantes, o que iria comprometer os seus próprios custos de financiamento (já que neste panorama estes sofreriam visivelmente um aumento).

Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO023489.html?page=1