Confiança Económica diminui na UE e na Zona Euro

Em Agosto, o Índice de Confiança Económica diminui de forma significativa – 2 pontos –  na União Europeia para 87.0 e 1,8 pontos na Zona Euro, para 86,1.

Em ambas as zonas, a perda no índice de confiança foi particularmente sentida entre consumidores, comércio a retalho e sector de construção. No sector dos serviços, a perda de confiança foi marcada na Zona Euro, mas mais contida na UE. Por outro lado, embora a confiança económica no sector industrial tenha diminuído na União Europeia, manteve-se relativamente estável na Zona Euro.

A maioria dos Estados Membros testemunhou uma queda no Índice de Confiança Económica, sendo os casos mais graves Espanha (-4,9), Reino Unido (-3,1), Itália (-2,4), Polónia (-1,8) e Alemanha (-1,0), tendo melhorado em França (+0,4) e Holanda (+0,6).

Índice de Confiança Económica (Geral)

Agosto – UE: 87,0

Zona Euro – 86,1

(no gráfico, EU – União Europeia; EA – Zona Euro)

A confiança na indústria continuou a tendência decrescente, registada desde Março na União Europeia, embora tenha estabilizado na Zona Euro. Da mesma forma e pelo quinto mês consecutivo, a confiança económica no sector dos serviços diminuiu quer na UE, quer na Zona Euro. A descida mais marcada foi observada no índice de confiança económica no comércio a retalho: -3.2 na União Europeia e -2,3 na Zona Euro. O sector da construção foi também afectado por uma descida acentuada na UE (-3,0) e na Zona Euro (-4,6).

Em ambas as áreas, os planos de emprego foram revistos em baixa para a indústria, construção e – numa escala menor – serviços. No entanto, foram revistos em alta no sector de comércio a retalho.

De uma forma mais específica, a confiança dos consumidores enfraqueceu quer na União Europeia quer na Zona Euro em 2,5 e 3,1 pontos, respectivamente, entre um maior sentimento de medo de desemprego e piores expectativas dos consumidores sobre a situação económica geral para o futuro, a situação financeira dos seus agregados familiares e as suas poupanças.

O índice de confiança dos serviços financeiros (não incluído no índice geral) diminuiu -3,5 na União Europeia e permaneceu relativamente estável na Zona Euro (+0,1).

Confiança Económica dos Consumidores

Agosto – UE: -22,7

Zona Euro – -24,6

(no gráfico, EU – União Europeia; EA – Zona Euro)

O Comunicado de Imprensa completo (em Inglês) poderá ser encontrado aqui: http://tinyurl.com/cbfb5w3

 

partilhar

Deixar uma resposta