PT – Emissão de 740 milhões de Dívida a 6%

A empresa de telecomunicações emitiu 740 milhões de dívida, com um prazo de 5 anos e meio, suportando uma taxa de 6%, segundo informações avançadas ontem pela Bloomberg.

Numa tentativa de se auto-financiar, a empresa procede à primeira emissão de dívida desde Fevereiro de 2011. A Portugal Telecom torna-se, assim, a terceira empresa portuguesa a emitir dívidas nos mercados nas últimas semanas, tirando partido da ligeira melhoria provocada pelo anúncio do programa de compra de dívida soberana pelo Banco Central Europeu.

Sede da PT em Lisboa

Através da Portugal Telecom International Finance BV, organismo a partir do qual a PT realiza as suas operações de financiamento, a empresa decidiu criar esta oportunidade de investimento, tendo atraído uma procura acima de quatro mil milhões de euros.

Segundo indicações, a taxa implícita inicialmente deveria rondar os 6,25%, com maturidade a 17 de Abril de 2018. No entanto e segundo Dow Jones, já que as ordens de compra superaram os quatro mil milhões, a taxa de juro efectiva baixou para 6,125% e depois para 6%.

O último esforço de auto-financiamento da empresa decorreu, conforme já mencionado, em Fevereiro de 2011, altura em que a PT emitiu 600 milhões de euros de dívida, também com uma maturidade de cinco anos.

partilhar

Deixar uma resposta