Pensa em emigrar? O MaisValias diz-lhe o que deve levar na mala

Falta de emprego, salários baixos, estagnação, desilusão, desespero, ou a procura de experiências levam cada vez mais os portugueses a emigrar. Segundo o relatório Internacional Migration Outlook 2012, da OCDE, cerca de 70 mil portugueses emigram todos os anos. A maioria com menos de 29 anos.

A ideia da partida para o desconhecido, sem a família, sem os amigos, apenas munidos de uma mala recheada de sonhos e muita esperança é assustador para muitos.

Contudo o Mais Valias deixa-lhe algumas Dicas de forma a sair do país com mais segurança:

  1. Analise e pondere antes de tomar qualquer iniciativa. Está mesmo pronto para emigrar?
  2. Reflicta. Emigrar não é uma aventura de mochila às costas, é uma aposta a médio e a longo prazo na sua vida. Faça um plano, medindo os prós e contras da sua decisão.
  3. Já tem contrato de trabalho assinado? Inclua na sua negociação as condições extra, tal como alojamento, alimentação, transportes, saúde, viagens. No caso de levar a família consigo, questione se existe benefícios para os seus filhos, e iniciativas para o seu cônjuge.
  4. Informe-se sobre o país de destino, do sistema de segurança social, sistema educativo, a cultura, o sistema de saúde, e os apoios na recepção de emigrantes.
  5. Fale com pessoas que conheçam a realidade do país, escute com atenção os seus conselhos e experiências.
  6. Sabe a língua do país? Prepare-se para esta dificuldade. Informe-se se existem cursos para emigrantes onde ensinam a língua. Dedique algum a preparar-se para a nova realidade.
  7. Possua o Curriculum Vitae actualizado e traduzido para essa língua. Inove!! Porque não utilizar o “visualize.me”, que transforma os dados do currículo em infográficos.
  8. Assegure uma poupança para aguentar-se durante os primeiros meses. Crie um pé-de-meia que possa assegurar a subsistência caso tudo corra mal durante um período de tempo.
  9. Faça um plano de integração social, e para acalmar as saudades de casa, use as novas tecnologias de chamadas grátis, Skype, Voip , para manter o contacto com os seus.

Além das dicas que lhe disponibilizamos, consulte as instituições que o podem orientar.

O EURES – The European Job Mobility Portal– apresenta ofertas de emprego em 31 países da Europa:

http://ec.europa.eu/eures/

O site ICOTE.pt, é uma comunidade de partilha de oportunidades de trabalho, que permite o acesso a outras informações:

http://www.icote.pt/

 

O Observatório da Emigração tem uma compilação de associações de portugueses no estrangeiro que lhe podem ser úteis:

http://www.observatorioemigracao.secomunidades.pt/np4/home.html

 

E não se esqueça, mesmo lá fora o Mais Valias está sempre consigo.

Votos de muito sucesso

 

partilhar

Deixar uma resposta