Sondagem Maisvalias: Qual o peso dos créditos no seu orçamento mensal?

Qual o peso dos créditos no seu orçamento mensal?

O Maisvalias iniciou, há pouco mais de quatro meses, uma sondagem que agora se dá por terminada, que visava saber junto dos seus leitores “Qual o peso dos créditos no seu orçamento mensal?”.

Maioria dos leitores do Maisvalias não têm créditos

Recebemos, um assinalável, total de 991 votos e as conclusões não poderiam ser mais curiosas. 40% dos leitores, num total de 401 votos, do Maisvalias afirmam não ter créditos. Esta foi a resposta mais votada o que vai, um pouco, em contraciclo com a realidade do país que é, por exemplo, o terceiro país com a maior carteira de crédito por família na Europa (clique aqui para aceder a notícia do Oje que atesta esta afirmação) e um país onde o crédito malparada é, ainda apesar do recente recuo do msmo, uma das maiores preocupações sociais. Os restantes resultados foram os seguintes: 20% dos leitores – num total de 197 votos – afirma que o peso dos seus créditos é de 10% a 20% do seu orçamento mensal; 16% dos leitores – num total de 157 votos – afirma que o peso dos seus créditos é de 20% a 30% do seu orçamento mensal e finalmente, empatados, 12% dos leitores afirma que o peso dos seus créditos é de 40% a 60% ou mais de 60%  do seu orçamento mensal, num total de 117 e 119 votos respetivamente.

Estes resultados, como afirmamos anteriormente, acabam por surpreender e as conclusões deles podem ter várias leituras que certamente dariam para várias conversas.

O Maisvalias deixa de seguida algumas possíveis conclusões:

  • O leitor do Maisvalias é alguém poupado, informado e com algum poder económico que o faz, por exemplo, evitar o crédito à habitação;
  • A crise económica e instabilidade profissional leva, cada vez mais, os portugueses a prolongar a sua estadia em casa dos pais ou familiares;
  • Estes resultados demonstram a dificuldade crescente de recurso ao crédito nos bancos (aceda aqui a notícia correspondente do Oje);
  • A crise leva as famílias a recorrerem cada vez menos aos créditos (aceda aqui a notícia correspondente do Oje).

Muitas outras leituras são possíveis de fazer. Deixe-nos o seu comentário, opinião ou sugestão na área de comentários da notícia, deixando aqui um comentário para o Mais valias, através do nosso Facebook (clicar para aceder) ou Twitter (clicar para aceder).

O Maisvalias, vai agora dar início a nova sondagem para saber quanto vai gastar em prendas neste natal. Esteja atento e participe.

partilhar

Deixar uma resposta