Lisboetas podem ter descontos no IRS e IMI 2013

IRS 2013 em Lisboa vai ter desconto de 2%

António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, propõe uma redução de 25 milhões de euros no IRS a cobrar aos lisboetas em 2013. Na prática os lisboetas vão ter um desconto de 2% no IRS 2013, caso a proposta seja aprovada na reunião da Assembleia Municipal da próxima sexta-feira.

A proposta é que a autarquia só receba 3% de IRS em vez de reter 5% do total das receitas de IRS, a que por lei tem direito.

IMI dos lisboetas também terá benesses

Mas António Costa vai mais longe e pretende, ainda, que as taxas do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) para os lisboetas não sejam alteradas. Para o IMI a partir de 2013 está previsto que as taxas variem entre os 0,5% e os 0,8% para imóveis não avaliados e entre os 0,3% e os 0,5% para os já avaliados. António Costa vai propor que as taxas para os lisboetas sejam de 0,675% para os não avaliados e de 0,35% para os imóveis avaliados.

Quanto ao IMI os lisboetas podem, ainda, contar com outros desconto para os proprietários que coloquem os imóveis no mercado de arrendamento. Estes  terão 20% de desconto em vez dos actuais 10%. Segundo o autarca esta medida visa estimular o mercado de arrendamento.

partilhar

Deixar uma resposta