Preço das Portagens nas Autoestradas e ex-SCUTs 2013 – Instituto Nacional de Estatística

De acordo com a fórmula de cálculo que resulta da taxa de inflação homóloga, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os preços das portagens nas autoestradas e ex-SCUT vão aumentar cerca de 2,03% a partir de Janeiro de 2013.

O aumento do preço das portagens em cada ano está previsto no Decreto-Lei nº 294/97 (clique para abrir). Segundo este, o aumento a aplicar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no Continente conhecida até dia 15 de Novembro do ano anterior; data-limite em que os concessionários devem “comunicar ao Ministro das Finanças, através da Inspecção-Geral de Finanças, com conhecimento ao ministro da tutela do sector rodoviário, as taxas de portagem actualizadas que deverão vigorar no ano seguinte, bem como os cálculos que as justifiquem”.

Na prática, este valor corresponde ao divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (relativo a Outubro):

Taxa de variação homóloga do IPC situou-se em 2,1% – Outubro de 2012

(clique para abrir)

No entanto, é de ressalvar que para o cálculo do aumento do preço das portagens nas autoestradas e ex-SCUTs terá que excluir o valor da habitação no Continente.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/dinheiro/portagens-aumentos-auto-estradas-agencia-financeira/1392395-3851.html

partilhar

Deixar uma resposta