Abono de família – antecipação dos prazos interrompem abono de família a 97 mil crianças

Abono de família suspenso a 97 mil crianças e jovens

Segundo dados estatísticos divulgados pelo Instituto da Segurança Social (ISS), de Agosto para Setembro de 2012, 97 mil crianças e jovens deixaram de receber abono de família, supondo-se que esta redução esteja relacionada com a antecipação dos prazos para fazer a prova escolar, que este ano lectivo acabou a 31 de Julho e não no último dia de Outubro, como habitualmente. Esta é, pelo menos, a tese apresentada pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).

Antecipação dos prazos de entrega de prova escolar estará na base desta suspenção do abono de família

Para sustentar, ainda mais, a sua ideia a CONFAP relembra que o número de beneficiários do abono de família vem crescendo consecutivamente desde o início do ano, contrariamente aos números de Setembro que baixaram de 1.203.138, em Agosto, para 1.105.299.

Em Julho a direcção do ISS antecipou em três meses o fim do prazo para que os titulares do abono a maiores de 16 anos fizessem, a habitual, prova de que estavam matriculados num estabelecimento de ensino. Quem não o fizesse até ao fim do mês veria o pagamento do abono suspenso a partir de Setembro.

ISS não indica quando o abono de família vai ser reposto após a prova escolar

Em Agosto, numa nota enviada e divulgada pela Agência Lusa, o ISS informou que até 31 de Julho tinham feito a prova escolar 199.033 alunos. Ontem, o gabinete de imprensa adiantou que até fim de Setembro o número subira para “mais de 300 mil”. A diferença de cerca de 100 mil alunos coincide, precisamente, com a quebra anteriormente notificada. O ISS não adiantou quanto tempo depois da prova feita os titulares vêem a suspensão do abono de família cessada.

Fonte: Jornal Público.

partilhar

Deixar uma resposta