Relatório de Estabilidade Financeira – Novembro 2012: mantêm-se os riscos para o sistema financeiro

Relatório de Estabilidade Financeira – Novembro 2012

O banco de Portugal divulgou a 29 de novembro o relatório de estabilidade financeira relativo ao segundo semestre de 2012.

Alguns dos indicadores do relatório de estabilidade financeira revelaram que o incumprimento do pagamento dos empréstimos das empresas aumentou significativamente no primeiro semestre e que, no caso das famílias, aumentou o incumprimento no pagamento de créditos ao consumo. Perspetivando, ainda, que ambos vão continuar a aumentar nos próximos trimestres, fruto do ajustamento em curso da economia portuguesa. Ficou-se também a saber que Portugal é o segundo país da zona euro com maior nível de endividamento.

Sistema financeiro tem mais liquidez

O Banco de Portugal revela, ainda, que se mantêm os riscos para o sistema financeiro, mas por outro lado, este tem mais capital, está melhor capitalizado e tem mais liquidez.

O relatório de estabilidade financeiro é uma publicação semestral que descreve a evolução recente do sistema nacional financeiro. Trata-se de um documento exaustivo, mas que por isso mesmo, é também disponibilizado numa versão em vários capítulos.

Aceda ao comunicado completo do Banco de Portugal apresentando o : Relatório de Estabilidade Financeira – Novembro 2012 (clicar para abrir).

Aceda aqui à versão completa do Relatório de Estabilidade Financeira ou, em alternativa à versão dividida em vários capítulos.

 

partilhar

Deixar uma resposta