O escândalo das entidades Offshore – @ICIJorg

Na semana passada a ICIJ divulgou uma pequena parte do que dizem ser a maior investigação alguma vez feita sobre paraísos fiscais.

Os trabalhos parecem ser bastante detalhados e expecificados como podemos ler no seguinte artigo. Neste artigo conseguimos ter umas luzes da metodologia e recursos utilizados.

Este escândalo inclui artistas, políticos, ditadores e seus familiares, entre outras classes de destaque. Pela ideia com que ficamos a ICIJ está à procura de pessoas conhecidas e irá revelar nos próximos dias mais nomes, visto que esta investigação inclui cerca de 130000 pessoas de 170 países e territórios.

Salientamos que não é proibido ter uma empresa ou dinheiro fora do país, desde que este seja declarado às finanças do país de origem.

 


11O que são offshores?

As offshores são entidades criadas em territórios com impostos baixos ou inexistentes.

E que entidades são estas?

Podem ser várias, Trusts, Fundações privadas, Empresas de responsabilidade limitada, entre outras, até uma normal conta num banco fora do país.

Veja aqui uma aplicação interativa para criação da sua empresa offshore.

 

Como é escondida a identidade dos donos?

Acha possível uma pessoa dirigir quase 5000 empresas? É o que vemos no artigo do The Guardian (http://www.guardian.co.uk/uk/datablog/2012/nov/26/offshore-secrets-companies-sham-directors) , em que listam alguns nomes de diretores, os quais dirigem centenas, senão milhares de empresas, ficticiamente.

Estas pessoas emprestam o seu nome para serem representantes destas empresas. Por sua vez assinam documentação em que declaram não exercer nenhuma função na empresa, relegando o poder de tal execução nos reais donos das mesmas.

 

Podemos ver nesta animação o que acontece:

 

Ou nesta reportagem da BBC Panorama:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CJa7arvgx0o

 

Esta informação não será entregue às autoridades, as razões para tal facto podem ser lidas aqui.

 

Vamos seguir esta análise de dados que está a ser feita pela @icijorg nos próximos dias. Vamos também tentar explicar-lhe mais alguns detalhes sobre as vantagens de ser dono de uma entidade destas.

 

Estes textos estão em inglês e a sua tradução seria bastante morosa, se tiver dúvidas ou quiser algum esclarecimento não hesite em comentar.

 

partilhar

Deixar uma resposta