Inflação cai novamente e fixa-se nos 2%

Índice de Preços no Consumidor – Março 2013

Segundo os dados hoje revelados, o índice do INE que mede a subida média dos preços cobrados aos consumidores nos últimos 12 meses recuou 0,2 pontos base em março, situando-se nos 2%. O INE justifica esta descida com a evolução dos preços de bens e serviços como habitação, água, electricidade, combustíveis, transportes e saúde. Em contrapartida os preços dos bens que compõem a classe lazer, recreação e cultura estão a subir.

Eis o resumo dos dados hoje revelados pelo INE:

Em março de 2013, a taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC situou-se em 2,0%, inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à taxa observada no mês anterior. O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de variação média de 1,0% (1,1% em fevereiro).
A taxa de variação média dos últimos doze meses do IHPC em Portugal diminuiu para 2,0% em março (2,3% no mês anterior). Em fevereiro de 2013 esta taxa foi inferior em 0,1 p.p. à observada para os países pertencentes à área do Euro. Em março, tendo como referência a estimativa do Eurostat para o conjunto da área, esta diferença terá aumentado para -0,3 p.p..

Se preferir pode aceder aqui ao texto integral e quadros de destaque completos do INE sobre a matéria.

images

partilhar

Deixar uma resposta