Março 2013 – Indicador de clima económico aumenta

Share

Indicador de clima económico reforçou em março o perfil positivo apresentado nos dois meses anteriores

O Instituto Nacional de Estatística (INE) já apresentou os dados referentes à Síntese Económica de Conjuntura – Março 2013.

Eis o resumo dos dados revelados pelo INE:

Em março, os indicadores de sentimento económico e de confiança dos consumidores da Área Euro (AE) voltaram a recuperar. No mesmo mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de
-2,0% e de -3,6% (0,1% e 2,2% em fevereiro), respetivamente.
Em Portugal, o indicador de clima económico reforçou em março o perfil positivo apresentado nos dois meses anteriores, após ter registado o mínimo da série em dezembro, enquanto o indicador de atividade económica, disponível até fevereiro, registou reduções menos expressivas nos últimos seis meses. O indicador de consumo privado apresentou uma diminuição homóloga ligeiramente mais intensa em fevereiro, refletindo o contributo negativo mais significativo do consumo corrente. O indicador de FBCF diminuiu de forma mais acentuada em fevereiro, atingindo o mínimo histórico da série, em resultado da evolução negativa mais expressiva da componente de construção. Relativamente ao comércio internacional de bens, em termos nominais, as exportações e importações registaram variações homólogas de 0,8% e -6,1% em fevereiro (1,8% e -5,5% no mês anterior), respetivamente. Note-se que, sem a utilização de médias móveis de três meses, as exportações nominais de bens registaram uma diminuição homóloga de 2,6% em fevereiro.
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação média nos últimos doze meses de 2,0% em março (2,2% em fevereiro). A variação média nos últimos doze meses do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) diminuiu para 2,0% (2,3% no mês anterior). Em março, o diferencial entre o IHPC de Portugal e da AE situou-se em -0,3 p.p. (-0,1 p.p. em fevereiro).

Aceda aqui ao texto integral do INE.

images