Aplicação portuguesa Android em destaque retira saldo aos utilizadores

Uma aplicação anunciada como gratuita, e que consta nos destaques das aplicações gratuitas do Google Play, está segundo verificou o SAPO TEK a retirar saldo aos utilizadores sem nenhuma informação desse facto.

A aplicação chama-se IQ Test e foi desenvolvida pela Best App Of The Year. O funcionamento é o seguinte, no final de completar os testes a aplicação envia subscreve um serviço de SMS de valor acrescentado. Aquando da instalação a aplicação pede acesso a SMS e MMS, mas nunca informa o utilizador que a mesma retirará saldo do seu telemóvel.

Aqui fica um excerto do Artigo do TEK:

Quando a aplicação é instalada a pessoa é informado de que a aplicação requer acesso à edição e leitura de SMS e MMS e a “serviços que implicam o pagamento”, bem como “acesso total à rede”. No caso do TeK o smartphone Android onde a aplicação foi instalada tem um gestor de permissões através de notificações. Todas as funcionalidades que pedissem acesso às SMS e cartão SIM foram bloqueadas.

Fica a nota de que nunca é dito, em lugar algum, de que vão ser enviadas de facto SMS que podem resultar na cobrança de dinheiro.

 

568124.gif

 

Link para o SAPO TEK.

 

partilhar

Deixar uma resposta