PIB diminui no segundo trimestre

O INE publicou hoje os dados referentes às contas nacionais trimestrais no segundo trimestre de 2013:

O Produto Interno Bruto (PIB) registou uma diminuição homóloga de 2,1% em volume no 2º trimestre de 2013 (variação de -4,1% no trimestre anterior). A redução menos intensa do PIB em termos homólogos no 2º trimestre refletiu um contributo negativo menos acentuado da procura interna, que passou de -6,1 p.p. no 1º trimestre para -2,6 p.p., devido sobretudo à diminuição menos intensa do Investimento. O contributo positivo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB diminuiu, situando-se em 0,4 p.p. (1,9 p.p. no trimestre anterior), em resultado do aumento das Importações de Bens e Serviços, uma vez que as Exportações de Bens e Serviços aceleraram no 2º trimestre.
Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB registou um aumento de 1,1% no 2º trimestre de 2013 (variação de -0,4% no 1º trimestre).
Simultaneamente apresentam-se os resultados das Contas Nacionais Anuais relativos a 2011, ficando disponível informação mais detalhada, o que implicou revisões face aos dados anteriormente publicados.

Aceda aqui aos dados completos do INE.

PIB

partilhar

Deixar uma resposta