Setembro 2013 – Indicadores de Conjuntura (BdP)

Depois de ontem publicar o seu Boletim Económico, hoje o Banco de Portugal (BdP) divulgou os Indicadores de Conjuntura – Setembro 2013:

As taxas de juro do mercado monetário do euro mantiveram-se praticamente inalteradas ao longo do último mês.

A taxa de câmbio efetiva nominal do euro depreciou 0.4 por cento entre o final de julho e o dia 17 de setembro. Esta evolução espelhou desenvolvimentos distintos face aos principais parceiros comerciais.

O preço internacional do petróleo registou uma tendência de subida em agosto que se acentuou a partir do final do mês e no início de setembro, refletindo em boa medida um aumento de receios de uma intervenção militar na Síria. Posteriormente, o preço do petróleo corrigiu em baixa.

De acordo com a estimativa preliminar do Eurostat, a taxa de variação homóloga do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) da área do euro foi de 1.3 por cento em agosto, 0.3 p.p. abaixo da registada em julho.

De acordo com as projeções macroeconómicas elaboradas por especialistas do BCE para a área do euro divulgadas em setembro, a taxa de variação anual do PIB real deverá ser de -0.4 por cento em 2013 e aumentar para 1.0 por cento em 2014 (Anexo 1). O PIB registou um aumento de 0.3 por cento no segundo trimestre de 2013, após seis trimestres de quedas, suportado pela procura interna e exportações líquidas, enquanto o contributo da variação de existências foi ligeiramente negativo. Segundo o BCE, o aumento na atividade no segundo trimestre deveu-se em parte a fatores temporários, sobretudo metereológicos, pelo que o PIB no terceiro trimestre de 2013 deverá crescer a um ritmo menor.

Consulte aqui o documento completo.

BdP-logo

partilhar

Deixar uma resposta