1.º trimestre de 2014 – Economia portuguesa novamente abaixo das expetativas

Segundo os dados hoje revelados pelo INE, no primeiro trimestre de 2014, o PIB caiu 0,7% relativamente ao trimestre anterior. A economia portuguesa regista, desta forma, a primeira queda em continuidade desde o primeiro trimestre de 2013, ficando abaixo das previsões para o 1.º trimestre de 2014. Por outro lado, o PIB cresceu 1,2% face ao período homólogo.

Resumo
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,2% em volume no 1º trimestre de 2014, após a variação de 1,5% observada no 4º trimestre de 2013, de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais. A procura externa líquida apresentou um contributo negativo expressivo para a variação homóloga do PIB no 1º trimestre, depois de registar um contributo positivo no trimestre precedente, devido principalmente ao abrandamento das Exportações de Bens e Serviços, tendo as Importações de Bens e Serviços acelerado. A procura interna apresentou um contributo positivo mais significativo no 1º trimestre, refletindo sobretudo a evolução do Investimento.
Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB diminuiu 0,7% em termos reais (variação de 0,5% no 4º trimestre), devido sobretudo à redução das Exportações de Bens e Serviços.

Texto integral: Aqui. (em pdf)

Zemanta Related Posts Thumbnail

partilhar

Deixar uma resposta