1.º Trimestre 2014 – PIB cai 0,6%

Share

O INE divulgou hoje os dados relativos às Contas Nacionais – 1.º Trimestre de 2014 registando uma queda de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) face ao trimestre anterior, isto apesar do aumento de 1,3%,em termos homólogos.

Resumo 
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,3% em volume no 1º trimestre de 2014 (1,5% no trimestre anterior). A procura externa líquida apresentou um contributo negativo significativo (-1,6 pontos percentuais (p.p.)) para a variação homóloga do PIB, após registar um contributo positivo no trimestre precedente (1,0 p.p.). Esta evolução deveu-se sobretudo ao abrandamento das Exportações de Bens e Serviços, mas também à aceleração das Importações de Bens e Serviços. A procura interna apresentou um contributo positivo mais acentuado, passando de 0,5 p.p. no 4º trimestre de 2013 para 2,8 p.p. no 1º trimestre, refletindo em larga medida o comportamento do Investimento.
Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB diminuiu 0,6%, em termos reais, no 1º trimestre de 2014 (aumento de 0,5% no 4º trimestre), devido principalmente à redução das Exportações de Bens e Serviços e ao abrandamento do Investimento.

Mais informações: Aqui.

PIB