Dia Mundial da População – Somos menos e mais velhos

A carimbar o Dia Mundial da População, hoje celebrado (11 de julho), o INE divulgou “uma análise da população em Portugal, sua estrutura e evolução nos últimos anos, assim como projeções para anos futuros” registando que a população residente no país apresenta alta tendência para diminuição e envelhecimento.

Resumo 
Para assinalar o Dia Mundial da População (11 de julho), o Instituto Nacional de Estatística apresenta uma análise da população em Portugal, sua estrutura e evolução nos últimos anos, assim como projeções para anos futuros.
As tendências demográficas recentes são caracterizadas pelo aumento continuado da esperança de vida, a redução da mortalidade infantil, o aumento da emigração, a queda acentuada da fecundidade e o consequente envelhecimento da população. 
Associado à progressão do decréscimo populacional é expectável que nos próximos anos se aprofundem as alterações da estrutura etária da população em resultado da combinação do decréscimo da população jovem e do aumento da população idosa, com o agravamento do envelhecimento populacional.
De acordo com as Estimativas da População Residente mais recentes, em 31 de Dezembro de 2013, residiam em Portugal 10 427 301 pessoas, das quais 4 958 020 eram homens e 5 469 281 eram mulheres, traduzindo uma taxa de crescimento efetivo, em 2013, de -0,57%.
As Projeções de população residente 2012-2060, produzidas pelo INE, indicam que Portugal perderá população até 2060, passando dos atuais 10,5 para 8,6 milhões de residentes.

Mais informações: Aqui.

população

partilhar

Deixar uma resposta