Alerta do Banco de Portugal para aumento de esquemas piramidais (Ponzi)

Share

Alerta do Banco de Portugal

O Banco de Portugal emitiu um alerta sobre o recebimento de queixas sobre esquemas piramidais. Este esquemas são também conhecidos como esquemas Ponzi, batizados por terem sido tornados populares por um dos maiores burlões dos EUA, Charles Ponzi, pode ler mais informação no nosso artigo de 2008 em que explicamos o que é um esquema Ponzi.

O que são estes esquemas?

Basicamente estes esquemas acabam por rebentar quando a entrada de novos investidores deixa de ser suficiente para alimentar o pagamentos dos rendimentos geralmente altos aos investidores iniciais. Assim sendo toda a máquina deixa de funcionar e muitos dos investidores acabam por perder todo o montante investido.

Biografia de Charles Ponzi

Nascido em Parma, Itália, Charles Ponzi era um infame vigarista que pagava retornos elevados com o dinheiro de novos investidores. Depois de ter colocado em prática um esquema altamente lucrativo, foi preso a 12 de agosto de 1920 e contou com 86 acusações de fraude. Com dívidas de cerca de 7 Milhões de Dólares, Ponzi declarou-se culpado e passou 14 anos na prisão. Faleceu a 18 de Janeiro de 1949, no rio de Janeiro.

Alerta do BDP