Horário de Verão 2015 – 29 de março muda a hora

Horário de Verão 2015

Domingo, dia 29 de março, dá-se a mudança de horário de Inverno para o horário de Verão 2015. Porque muda a hora?

Dia 29 de março às 01:00 avance os seus relógios 60 minutos. Na madrugada do próximo domingo, dia 29 de março, os relógios vão adiantar uma hora às 01:00 em Portugal continental e na Madeira para entrar no horário de Verão 2015. Nos Açores, avançam 60 minutos à meia-noite.

A alteração de hora seguinte em Portugal será feita para a hora de Inverno no dia 25 de outubro, mas nessa altura os relógios recuam 60 minutos.

Consulte a mudança de horário de Verão e Inverno para 2015, segundo os dados fornecidos pelo Observatório Astronómico de Lisboa no seu portal:

Portugal continental

Em conformidade com a legislação, a hora legal em Portugal continental:

  • será adiantada  60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 29 de Março e atrasada  60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 25 de Outubro.

Região Autónoma da Madeira

Em conformidade com a legislação, a hora legal na Região Autónoma da Madeira:

  • será adiantada  60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 29 de Março e atrasada  60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 25 de Outubro.

Região Autónoma dos Açores

Em conformidade com a legislação, a hora legal na Região Autónoma dos Açores:

  • será adiantada  60 minutos às 0 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 29 de Março e atrasada  60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 25 de Outubro.
  • Porque muda a hora?

Um dos grandes impusionadores da mudança de hora de Verão foi Benjamin Franklin (famoso cineasta, inventor e jornalista, entre outras) na altura, tal como hoje, o objectivo é poupar. No século XVIII o principal objetivo era poupar nas velas, hoje o objetivo é poupar na energia (os principais meios de iluminação de cada época). Os tempos mudam, mas a pertinência mantem-se inalterável.

Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa.

 

partilhar

Deixar uma resposta