Grécia – Uma selecção de notícias

É já um filme longo o da Grécia, que ao contrário de Portugal, não têm muito onde se agarrar e neste momento vivem uma situação que felizmente foi evitada pelo nosso país.

Fomos às leituras e aqui lhe deixamos alguns artigos que achamos interessantes.

Como Atenas chegou até aqui

Limite de levantamento

O limite de levantamento a 60 euros prende-se com a decisão de não reforçar a linha de emergência de liquidez (ELA), que tem financiado os bancos gregos. A manter-se o valor de levantamentos nos últimos dias – só no fim de semana foram levantados mais de mil milhões de euros – os bancos ficariam sem numerário e, para evitar esta situação, foi declarado feriado bancário.

Estas novas medidas acabam por demonstrar o caminho que poderia ter ocorrido em Portugal e que em último caso acaba também por nos prejudicar.

Risco da dívida portuguesa dispara quase 20%

A maior instabilidade na Grécia está a reflectir-se no risco da dívida dos países da periferia da Europa. E Portugal é dos mais afectados pelos mercados. O custo de contratar ‘credit default swaps’, uma espécie de seguro face a um eventual incumprimento de Portugal, dispara hoje 18,5% para 197,87 pontos base. É a maior subida na Europa, segundo dados da Bloomberg.

E o que se espera da Grécia nos próximos dias:

Greece Finally Comes to Grips With Insolvency

‘Illusion of Wealth’

“The past was a fantasy, an illusion of wealth and greatness,” he said, as listeners at nearby tables nodded while the best-selling author spoke. “This, today, this is the reality — we were always a poor country, and now we know finally exactly how poor we are.”

That, perhaps is the deepest cut — that the last few decades of prosperity are a mirage. In the last century, Greeks have endured servitude under the Ottomans, occupation by the Nazis, a civil war, dictatorship and a tenuous democracy. Now, they face a national insolvency, the bill collectors at the door for three decades of borrowed time on borrowed wealth.

Em suma a Grécia está em muito maus lençóis e teremos nos próximos dias um desfecho que será mau em toda a linha para os gregos, falta saber qual o menos mau.

partilhar

Deixar uma resposta