O IUC, o ISV, a Volkswagen e a BMW = Quem paga?

Um cisne negro é conhecido, como falamos no nosso artigo de Julho de 2009, um acontecimento altamente improvável. Aconteceu agora com os carros, em que o martelanço, parece ter sido feito em grande estilo, e não apenas pela Volkswagen. A sua vizinha BMW parece também ter realizado algumas contas mais criativas no que toca a emissões dos seus automóveis.

O que se passou foi, os impostos são pagos em grande parte pela quantidade de poluição gerada pelos automóveis, e pelo menos estes 2 fabricantes fizeram umas contas mais generosas no que toca a emissões, conseguindo assim vender carros mais baratos.

Então se as contas não eram verdadeiras quem paga a conta?

No caso dos contribuintes portugueses, não estou a ver os consumidores a terem que pagar o ISV com retroactivos. No caso do IUC a coisa muda de figura e pode ser que seja imputado aos consumidores no seu imposto anual. A diferença entre um carro emitir menos de 120g/km e mais de 120g/km são 33€. Embora não faça muito sentido veremos o que o governo arranja nesta situação e se a VW e todos os outros fabricantes pagam aos países o imposto devido.

Uma coisa é certa, até às eleições estamos é tudo sobre rodas, não há que preocupar.

Baseado em:

BMW afunda em bolsa após relatório que revela fraude semelhante à Volkswagen

Portugal: Imposto pode subir nos carros da Volkswagen por causa da fraude

partilhar

Deixar uma resposta