IRS 2016 – Lista oficial de entidades que podem beneficiar da consignação

Já se conhece a Lista oficial de entidades beneficiárias da consignação de quota do IRS (referente ao ano fiscal de 2015).

Encontra-se disponível para consulta no Portal das Finanças a lista oficial de entidades que podem beneficiar da consignação de 0,5% do IRS (referente ao ano civil de 2015). A lista de consignação de IRS 2016 teve a última atualizaçao a 22 de abril e conta novamente (tem sido comum nos últimos anos) com um maior número entidades beneficiárias, ao todo são 2971 as entidades acreditadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira a quem os contribuintes podem doar parte do IRS liquidado. Ou seja, esta é uma forma de, ao mesmo tempo, ajudar instituições com o seu IRS, revertendo 0,5% do IRS que pagou ao longo do ano para uma destas entidades.

  • Como aceder à lista de consignação de IRS 2016

Pode aceder à lista oficial de entidades que podem beneficiar da consignação de 0,5% do IRS (referente ao ano civil de 2015) no Portal das Finanças escolhendo as seguintes opções:

“Apoio ao Contribuinte” > “IRS” > Listagem de entidades autorizadas a beneficiar da consignação 2015

Aceda aqui.

  • Lista de consignação de IRS 2016 – quem pode beneficiar

Apenas podem receber 0,5% do IRS liquidado do contribuinte os seguintes (tipos) entidades:

– Instituições religiosas;

– Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública.

Relembre-se que a consignação de IRS não tem custos para o contribuinte.

  • Como doar IRS a uma das entidades da lista?

A identificação e indicação da intenção de doar IRS a uma das entidades presentes na lista de consignação sofreu alterações no IRS 2016, passando a fazê-lo no quadro 11 do modelo 3 do IRS (rosto da declaração), indicando o respetivo NIF – número de identificação fiscal da entidade. Até aqui, a identificação era feita no quadro 9 do anexo H.

IRS

partilhar

Deixar uma resposta