Porque é a TAEG tão importante no seu crédito pessoal?

Os bancos jogam muito com o desconhecimento das pessoas. E jogam com a forma como tomamos as nossas decisões de consumo. As famosas letras pequenas são uma realidade cada vez mais presente na relação bancária. Neste artigo falamos-lhe da importância de olhar para a TAEG no seu crédito pessoal.

O que é a TAEG

A TAEG é a Taxa Anual Efetiva Global e em poucas palavras representa o custo de um empréstimo tendo em consideração todos os custos associados. Na prática é a taxa que torna visíveis os custos que os bancos desejam manter ocultos. Aquelas taxas e custos como seguros de vida, seguros de proteção ao crédito (que muitas vezes são nulos logo à partida) ou comissões diversas.

Qual o peso das comissões nos créditos pessoais?

Este é um ponto fundamental que coloca uma grande diferenciação entre os financiamentos nos bancos tradicionais e os financiamentos noutras instituições. Na prática, os bancos geralmente taxas de juro mais baixas mas carregam nas comissões. Falamos de comissões de análise, comissões de processamento de prestação, comissões de amortização antecipada e as célebres comissões de manutenção de conta. Por outro lado, as financeiras costumam cobrar uma taxa de juro um pouco mais elevada mas não cobram as comissões todas que acima referimos.

Como encontrar a melhor alternativa?

Para encontrar a melhor alternativa em primeiro lugar temos de pesquisar diferentes alternativas. Temos de ter várias. Podemos consultar vários bancos e financeiras ou podemos recorrer a consultores financeiros especializados que fazem toda a comparação por si. Mais uma vez, garanta que consegue baixar ao máximo a TAEG pois esta é a taxa que espelha de forma imediata o custo que irá suportar naquele empréstimo.

Esta estratégia é válida também para a transferência do crédito habitação ou para o crédito consolidado. Pesquise e negoceie e com isso irá encontrar a melhor alternativa para poupar dinheiro. Não se deixe enganar.

partilhar

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.