O que fazer ao reembolso do IRS?

Nos últimos meses tivemos as devoluções do IRS. Muitos contribuintes tiveram uma surpresa positiva e conseguiram recuperar grande parte do dinheiro que tinham entregue ao Estado. Já pensou o que fazer a este dinheiro? Vai gastar ou quer investi-lo? Apresentamos de seguida algumas alternativas para o reembolso do IRS.

Amortizar dívidas

A primeira alternativa para utilizar o dinheiro do reembolso passa por amortizar dívidas. Comece naquelas com taxas mais elevadas, como sendo o cartão de crédito ou a conta ordenado. Estas contas correntes têm um custo expressivo e pesam bastante nos orçamentos das famílias portuguesas. Acabar com elas deve ser uma prioridade.

Constituir um fundo de emergências

Aproveite o dinheiro que recebeu para ter uma pequena poupança para emergências. Bastarão nesta primeira fase entre 3.000€ a 4.000€ para que fique com uma segurança reforçada caso ocorra alguma emergência. Coloque este dinheiro em produtos financeiros com baixo nível de risco e com elevada liquidez.

Considere colocar parte num PPR

O debate nos últimos anos tem sido escasso mas é importante que comece a ganhar a consciência de que terá de poupar para a sua reforma. Assim, poderá utilizar parte do valor que recebeu para aplicar num plano poupança reforma e com isso começar a empurrar a bola dos juros compostos.

Invista

Investir significa aplicar o dinheiro em aplicações financeiras que lhe confiram um retorno. É certo que atualmente as taxas de retorno das principais aplicações financeiras estão muito baixas. Os depósitos dão pouco retorno (se algum) e temos de encontrar alternativas. Por que não ver a nossa estratégia de investimento na Raize?

O dinheiro serve para ser gasto, hoje ou no futuro. Dizem-nos os últimos dados que a economia portuguesa está de novo a fraquezar. Não poupamos e gastamos demasiado. Devíamos estar a crescer mais. Com alguma probabilidade quando existir um abrandamento nas outras economias mundiais… teremos dificuldades financeiras. Assim, é altura de usar de alguma prudência para conseguir estar melhor preparado para o próximo ciclo.

partilhar

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.