Qual a melhor conta à ordem atualmente?

A grande generalidade dos bancos tem cedido à tentação de subir as comissões bancárias aos seus clientes nos últimos meses. Neste artigo vamos debater um pouco sobre qual o melhor banco para confiar o seu dinheiro e ajudar a responder à pergunta: qual a melhor conta à ordem?

Atente às suas necessidades

É possível que pense que os bancos são todos iguais e que a sua oferta não se diferencia. No entanto, numa análise mais cuidada irá perceber que tal não podia estar mais longe da verdade. Na prática, existem bancos com diferentes perfis e que podem adequar-se melhor ou pior às suas necessidades. Por exemplo, se procura um banco com baixos custos de manutenção e com remuneração da conta à ordem, poderá analisar a oferta do Banco BNI Europa. Por outro lado, se procura um banco mais voltado para o investimento e sem custos de manutenção, poderá voltar-se para o ActivoBank.

Faça as suas pesquisas

Não se contente com a resposta do seu banco atualmente. Com grande probabilidade está a pagar comissões de manutenção por um serviço que é isento dessas comissões noutro banco. Mas sugerimos também que não se foque apenas no custo, pois existem diversos serviços que podem justificar o pagamento de uma comissão:

  • Descontos em prestadores de serviços;
  • Devolução de dinheiro e Cash-Back;
  • Acumulação de milhas ou outros;
  • Serviços bancários e descontos nas taxas de juro de créditos.

Bancos que remuneram a sua conta à ordem

Atualmente existem poucos bancos que remuneram a sua conta à ordem e parece-nos que não justifica abrir uma conta apenas por este motivo. Neste contexto, salientamos:

Bancos com bons depósitos a prazo

Os bancos online são os líderes na oferta de depósitos a prazo. Se procura boas taxas de retorno, sugerimos que analise a oferta de:

Como pode ver, a oferta mais agressiva é a oferta dos bancos com presença maioritariamente online.  Estes bancos têm uma oferta mais interessante, quer em termos de benefícios quer em termos de custos porque têm uma estrutura de custos muito mais reduzida, optando por passar esse benefício para os seus clientes.

E a conta de Serviços Mínimos Bancários?

Nos últimos tempos tem-se tornado cada vez mais popular a conta de serviços mínimos bancários. No entanto, esta conta tem condições de acesso muito limitadas e mesmo assim tem uma comissão anual (mesmo que pequena). Todas as pessoas podem abrir uma conta de serviços mínimos ou converter a sua conta atual. Em qualquer dos casos, poderá ter apenas uma conta bancária, o que é muito limitativo, especialmente se tem poupanças.

O que escolher?

A escolha de uma conta bancária envolve pensar nas suas necessidades mas também ponderar custos e benefícios. Comparando a oferta das contas de Serviços Mínimos Bancários com bancos como o ActivoBank, o Banco BNI Europa ou mesmo o Banco CTT, concluímos que faz pouco sentido contratar a conta de serviços mínimos quando tem já bancos que isentam diversas comissões. Um cliente minimamente bancarizado deverá poder ter um banco que lhe permita tirar melhor partido do seu dinheiro ao mesmo tempo que corta com as comissões bancárias.

partilhar

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.