Crédito Habitação – Quais as principais comissões?

Está a pensar comprar casa e precisa de estimar quais os principais custos e comissões que terá de suportar? Neste artigo vamos abordar as comissões que são habitualmente cobradas pela generalidade das instituições financeiras.

Comissão de Abertura do Processo

As operações de crédito habitação envolvem um conjunto de intervenientes e áreas de análise dentro do banco. A comissão de abertura do processo destina-se a suportar os encargos com a análise e o estudo da operação de crédito. A generalidade das instituições cobra este valor mesmo que o contrato não avance.

Comissão de avaliação do imóvel

O contrato de crédito habitação dá lugar a uma hipoteca que se destina a garantir o pagamento do valor em caso de incumprimento. Para que a hipoteca tenha valor é fundamental que a casa tenha um valor inferior ao capital em dívida. Assim, uma das fases do processo consiste na avaliação do imóvel. Como no caso da comissão de abertura, pode haver lugar ao pagamento da comissão mesmo que o empréstimo não seja aprovado.

Comissão de processamento da prestação

Esta comissão também é cobrada pela generalidade dos bancos e a sua lógica pode ser questionada. No entanto, é cobrado um valor, tipicamente reduzido, para suprir o custo com comunicação e extratos associados a esse crédito.

Serviços de solicitadoria

O banco poderá substituir-se ao cliente, com a sua permissão, na contratação de serviços de solicitadoria relacionados com a preparação da documentação essencial para a realização da escritura. Estes custos são depois suportados pelo cliente contra apresentação de justificativo.

Custos com outros Serviços Bancários

Muitos bancos fazem depender a redução do spread da contratação de outros serviços bancários. Tipicamente temos a comissão de manutenção de conta, as comissões com cartões de débito e de crédito, contratação de PPR ou de outros produtos e serviços. Para acautelar todos estes encargos na comparação de propostas deverá analisar a TAEG que engloba todos os encargos e torna comparável o que é comparável.

Pedir um crédito habitação é uma decisão com impacto de longo prazo pelo que deverá analisar todos os custos e comissões para que saiba, antes de iniciar o processo, quais os custos que irá ter de suportar. Para conhecer os custos para o seu caso em concreto consulte um especialista em Crédito Habitação que o ajudará a entender e a analisar todos os custos associados ao Crédito Habitação e os passos que deve dar para concretizar o seu projecto.

partilhar

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.