Saiba como Ganhamos 12% ao ano com investimentos P2PLer Mais...

Como obter rentabilidade com os depósitos a prazo?

O tema dos depósitos a prazo já saiu de moda. Durante muitos anos tivemos remunerações muito interessantes e compensava poupar dinheiro. Nos últimos anos, as taxas dos depósitos caíram para perto de zero, levando muitas pessoas a procurar alternativas, como o investimento imobiliário ou as plataformas de empréstimos P2P. Neste artigo vamos falar-lhe de uma alternativa diferenciadora para os seus depósitos a prazo.

Quando é interessante fazer depósitos a prazo?

Se não tivermos a disciplina para poupar é sempre vantajoso fazer um depósito a prazo, mesmo que estes nos confiram taxas de juro perto de zero. No entanto, fazer um depósito a prazo só é interessante se formos devidamente remunerados. De pouco vale estarmos a emprestar dinheiro ao banco se este se acha no direito de não nos pagar nada pelo nosso dinheiro. Sim, está a guardar o dinheiro mas se há bancos que respeitam as nossas poupanças, devemos procura-los. E optar por eles.

Quando não devemos fazer depósitos a prazo?

Devemos deixar o dinheiro na nossa conta bancária quando formos precisar do dinheiro no curto prazo, ou então fazer depósitos a prazo com prazos mais curtos. Em alternativa, não devemos fazer um depósito quando tivermos alternativas (como sendo os seguros de capitalização) ou quando estivermos na disposição de assumir algum risco para obter mais retorno.

Quais os bancos que nos remuneram?

Neste contexto, devemos distinguir as ofertas promocionais para captar clientes (que se fizermos bem as contas vamos perceber que o retorno é ridiculamente baixo, dado serem prazos muito curtos) das ofertas para todos os clientes (passando o período promocional). Se quiser estar a abrir e a fechar contas todos os trimestres, tem ainda alguma oferta ao seu dispor, especialmente na banca online. Se quiser ter uma relação bancária duradoura, poderá conhecer dois bancos:

O que fazer agora?

Bem… temos de vencer a inércia. De pouco vale fazer pesquisar, procurar informação, perceber que existem melhores alternativas e depois continuarmos a pagar comissões e a ter o dinheiro parado na nossa conta à ordem. Se queremos poupar dinheiro e rentabilizar as nossas poupanças temos de vencer a inércia. Ganhar dinheiro não é assim tão difícil, mas obriga a que consigamos vencer a preguiça.

partilhar

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.