Junho 2014 – Síntese Económica de Conjuntura

O INE divulgou hoje a Síntese Económica de Conjuntura – junho de 2014:

Resumo 
Em junho, o indicador de confiança dos consumidores da Área Euro (AE) aumentou, tendo o indicador de sentimento económico diminuído ligeiramente. 
Em Portugal, o indicador de atividade económica estabilizou em maio, embora a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP) tenha revelado um comportamento mais negativo em alguns setores de atividade, em particular na indústria e nos serviços. O indicador de clima económico, já disponível para o mês de junho, aumentou, fixando o valor mais elevado desde setembro de 2008. O indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo ligeiramente menos expressivo em maio, refletindo a redução do contributo positivo da componente de consumo corrente. No mesmo mês, o indicador de FBCF registou uma diminuição menos acentuada, devido ao contributo negativo menos significativo da componente de construção. Relativamente ao comércio internacional de bens, em termos nominais, as exportações e importações apresentaram variações homólogas de -3,3% e -0,8% em maio (-0,9% e 0,1% no mês anterior), respetivamente. 
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga mensal de -0,4% em maio e junho 
(-0,1% em abril). No último mês, observaram-se taxas de -1,1% na componente de bens (-1,2% em maio) e de 0,5% na de serviços, menos 0,2 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior. A taxa de variação homóloga mensal do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) terá sido inferior em 0,7 p.p. à estimada para a AE em junho (inferior em 0,8 p.p. em abril e maio).

Mais informações: Aqui.

Zemanta Related Posts Thumbnail

Faça o primeiro comentário a "Junho 2014 – Síntese Económica de Conjuntura"

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.