Tire partido dos dias de hoje e estude a possibilidade de comprar obrigações do Tesouro que vencem no curto prazo – 6 meses. Como? Investindo na dívida pública e emprestando dinheiro ao Estado.
Pode parecer estranho, pode desconfiar mas o facto é que os últimos números lançados pela entidade responsável pela gestão da tesouraria e da dívida pública (IGCP) (http://www.igcp.pt/) reforçam a ideia que esta tendência é viável.
Neste sentido, as obrigações do Tesouro que vencem no curto prazo tornam-se atractivas ao oferecem elevada remuneração (resultante da crise da dívida soberana na zona euro que criou uma escalada sem precedentes da yield destes títulos) e baixo risco (visto que estando ao abrigo da Troika, Portugal terá dinheiro para pagar aos credores).
A encaixar perfeitamente nesta descrição encontram-se as obrigações do Tesouro que vencem a 15 de Junho do próximo ano, esperando-se uma rendibilidade efectiva líquida de impostos e comissões, no vencimento, de 7,05% ou uma taxa interna de retorno (TIR) de 12,64%, para um investimento de 5000 euros.
Pedia a vossa ajuda.
Como, exactamente, posso comprar OT a 6 meses?
Através do banco?
Ou aforro net?
Obrigado pela anuda
Caro Tiago Alves,
Ao contrário dos Certificados de Aforro e do Tesouro que podem ser adquiridos nas estações do CCT ou através do serviço on-line AforroNet, a compra de Obrigações do Tesouro é feita com recurso a entidades bancárias ou a correctoras.
Assim, recomendamos que procure junto do seu Banco a melhor oferta e esteja atento às comissões exigidas pelo Banco.
Boa semana e Bom Ano.