Inscrição na Plataforma MIntos de Empréstimos Peer to Peer (P2P lending)

Depois do nosso artigo sobre plataformas P2P, decidimos fazer um teste na plataforma Mintos.lv (em inglês), por ter taxas que são menos proibitivas e por ser uma plataforma em que os empréstimos são colateralizados (ler diferenças). Esta plataforma com 9 meses de existência, tem neste momento cerca de 3 milhões de euros emprestados, na sua maioria empréstimos de carro e casa.

Algumas particularidades desta plataforma, em média os retornos brutos são de 13,17%, havendo já 1629 investidores de 27 países registados. 10 euros são o mínimo que pode investir por crédito.

A inscrição é simples, apenas alguns dados são pedidos. Nome, país, id, morada, e-mail e password. esta parte é bastante básica.

Relativamente aos investimentos em sí, para começar terá que depositar algum dinheiro na sua conta. Para o fazer terá que transferir fundos para uma conta da Mintos, que posteriormente será alocado à sua conta no website.

Os levantamentos apenas podem ser efectuados para a conta de onde foi inicialmente transferido o dinheiro, isto prende-se com normas para evitar a lavagem de dinheiro.

Após a inscrição, e depósito de dinheiro, existem duas formas de investir, uma manual, em que terá de investir em cada um dos empréstimos e uma automática, em que após dizer em que tipo de créditos quer investir, o montante será investido pelos créditos que satisfizerem os seus critérios.

O montante transferido para o Mintos foi investido totalmente em alguns minutos. Na altura do nosso investimento existiam 221 créditos possíveis, e optamos pela maioria em créditos garantidos pela MOGO que é um parceiro da Mintos (esta garantia vem de contrato assinado com a MOGO que recompra créditos vencidos). Estes são créditos auto, tendo também investido noutro tipo de créditos apenas garantidos pelo colateral, mas como sempre diversificar é a palavra de ordem.

Vamos continuar a partilhar no forum o evoluir da rentabilidade da nossa carteira.

Esta informação é a partilha de uma experiência que decidimos realizar e qualquer decisão de investimento será da sua inteira responsabilidade, bem como a nossa decisão de investimento é da nossa inteira responsabilidade. Há possibilidade da perda total do capital, visto que corre o risco da empresa emitente.

 

partilhar

Deixar uma resposta