Como poupar dinheiro na sua relação com os bancos

A relação entre as pessoas e a banca é uma relação de amor-ódio. Tendemos a gostar dos bancos no momento em que precisamos de dinheiro e rapidamente os detestamos quando temos de pagar comissões e prestações bancárias. Neste artigo vamos falar-lhe de estratégias para poupar dinheiro na relação com a banca.

Defina para que precisa do banco

O primeiro passo neste caminho consiste em perceber para que precisa de determinado banco. É comum mesmo ter várias contas bancárias, cada qual com o seu objetivo concreto. Pode ter um banco para as transações do dia-a-dia – sendo de privilegiar um banco que não cobre comissões – e um banco para investimentos – aqui será de preferir um banco com uma oferta ampla e diversificada.

Corte nas comissões bancárias

Com a oferta bancária dos dias que correm não faz grande sentido pagar comissões bancárias. A banca tradicional continua a insistir na estratégia de aumentar comissões por diversos serviços quando existem bancos que não lhe cobram estas comissões. Assim, talvez faça sentido perceber qual o melhor banco para a sua conta à ordem e mudar de banco para um banco mais amigo da sua carteira.

Corte nos juros

Um outro foco de poupança na relação com o seu banco consiste na redução do valor que paga em juros com créditos. Aqui é fundamental perceber os diferentes tipos de créditos e as suas características e depois procurar alternativas de poupança como sendo o crédito consolidado e a transferência de crédito habitação para um banco com taxas e cross-selling menos agressivo.

Inove nos seus investimentos

As taxas de juro dos depósitos a prazo estão demasiado baixas. Excluindo alguns depósitos promocionais, as taxas não compensam. Assim, têm surgido outras plataformas de investimento que podem revelar-se boas alternativas para as suas poupanças. Já por aqui temos falado da Raize e do seu sistema de empréstimos a empresas. Mas como a Raize existem outras empresas que proporcionam oportunidades semelhantes, seja no imobiliário, no empréstimo a particulares ou outros.

Mude!

As palavras de ordem nos dias de hoje são a procura de informação, a pesquisa e negociação das melhores alternativas (um dos grandes objetivos deste portal). Depois, esteja na disposição de mudar para melhor. Ganha a sua carteira e fica mais perto de atingir os seus objetivos.

partilhar

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.