IRS sobe em média 34,6%
A taxa média do IRS para 2013 irá subir 34,6% segundo os dados anunciados por Vítor Gaspar, Ministro das Finanças, em anúncio ao país, onde admitiu um “enorme ” aumento de impostos com as novas medidas de austeridade apresentadas.
Consequência de aumento da taxa média efetiva e sobretaxa no IRS
Entre as medidas mais duras está a redução dos escalões de IRS de 8 para 5 a que acresce uma sobretaxa de 4% para quem recebe rendimentos mais elevados. Perante este cenário a taxa média efetiva do IRS passa/aumenta de 9,8% para 13,2%. Já a sobretaxa equivale a mais de meio salário. Estes medidas vão contribuir decisivamente para este aumento da taxa média do IRS. de 3,6%.
IRS é o imposto mais penalizado
O IRS será mesmo o imposto mais penalizante para os portugueses neste novo pacote apresentado por Vítor Gaspar e vem, como o próprio admitiu, compensar o aumento da Taxa Social Única (TSU), a solução que foi entretanto abandonada na sequência das críticas vindas de todos os quadrantes da sociedade.
Para consultar pormenorizadamente as implicações destas duas medidas leia mais em: http://economico.sapo.pt/noticias/vitor-gaspar-anuncia-sobretaxa-de-irs-de-4_153130.html
Leave a Reply